quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Como Usar a Prancha do Modo Certo

  Oii ooii gente, como diz o título, vamos aprender a usar esse instrumento que atormenta umas mulheres, e são a maior paixão de outras. 
  Prancha, chapinha, como quiser chamar, não é brincadeira! Usada do modo errado, pode danificar os fios, deixando-os ressecados, opacos e quebradiços.
  Lembrando que a melhor prancha a ser comprada é a de cerâmica (agride menos) e com controle de temperatura.


Alguns fatos:


 "O uso excessivo da chapinha desidrata os cabelos. Até mesmo os aparelhos que prometem hidratar podem provocar estragos. Assim como os modelos mais comuns, eles retiram a umidade do cabelo, ou seja, fazem justamente o oposto do princípio básico da hidratação, que é levar água ao fio."

 "O calor emitido pela chapinha abre a camada mais superficial do fio, chamada de cutícula, que é semelhante a escama do peixe. Depois de abertas, essas camadas deixam a água evaporar dos cabelos. Isso pode deixar as madeixas elétricas, causando o indesejável efeito frizz, além de ressecar e desbotar os fios"

  Vamos lá:


  •  Lave os cabelos e passe um bom condicionador/hidratante.
  •  Passe um protetor térmico (pra você que faz uma vez na vida e outra na morte,não necessita tanto,mas é muito bom usar). Seque bem os cabelos, mesmo se a prancha que você tem pode ser usada com os cabelos ainda úmidos, não faça isso. É mais válido secar com um secador antes, ou esperar o cabelo secar naturalmente.
  •  Se a sua prancha tem controle de temperatura,veja qual é a mais indicada para seu fio. Com ela já quente, separe seu cabelo em camadas, e vá fazendo aos poucos. Pegue mechas finas, quanto menos você passar a prancha nos cabelos, melhor.Comece desde a raiz e vá até as pontas,utilize um pente pra ajudar a não queimar as mãos.
  •  Se você não tem prática,faça com calma e com tempo. Segure a prancha firme, e sempre olhe no espelho pra controlar onde você encosta ela. Não deixe-a muito tempo parada em um lugar da mecha.Quando você fechar a chapinha, já puxe para baixo, assim não fica marcado e não queima tanto o cabelo.
  •  Se você tem o cabelo com química, é normal sair um pouco de fumaça,não se apavore.
  •  Não é necessário deixar a temperatura da prancha no máximo, principalmente se você tem fios finos.